sábado, 23 de setembro de 2017

VERMES DA CARNE (AS FLORES DO MAL)


   As flores, ou "Floriografia" (Linguagem das Flores) têm sido uma inclusão sutil, porém recorrente ao longo de toda a obra do Sr. Krokodil. Na maioria das vezes, através da natureza do Ultra-Romantismo, metáforas líricas ou simplesmente ironia. O título da canção, entretanto, evoca uma referência muito mais profunda e complexa do impactante filme "Mysterious Skin" (lançado no Brasil como "Mistérios Da Carne") de Gregg Araki.

Mysterious Skin (2004).
   No filme, Brian Lackey (Brady Corbet) repentinamente acorda do lado de fora de sua casa, com o nariz sangrando, e, sem ter uma ideia de como havia chegado lá. Após o incidente, o rapazinho começa a urinar na cama, e é assombrado por pesadelos constantes. Aos dezoito anos, ele acredita ter sido abduzido por alienígenas. Neil Mc Comick (Joseph Gordon-Levitt), também de dezoito anos, é um adorável e misterioso forasteiro. Quando os caminhos de ambos os rapazes se cruzam, porém, eles descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas não são o que parecem.

"Sob a aparência de plantas ou flores, nele se fixam para sempre"pela artista Mariana Mazzetti.

Sr. Krokodil (por Mariana Mazzetti - 2016).


   Numa veia muito parecida com a do Marquês de Sade, Nietzsche e Freud, "Les Fleurs Du Mal" (ou "As Flores do Mal") de Charles Baudelaire, foi uma das obras mais controversas do Século XIX, e, considerado um "insulto à decência pública" pelo governo Francês, com o autor sendo multado e processado por desencadear isso no mundo. Um trabalho tão malevolente que sua proibição só foi elevada perto de 100 anos depois em 1949. Carregado de temas sugestivamente ocultos, alquímicos, vampíricos e Satânicos, "Les Fleurs Du Mal" desencadeou um verdadeiro atentado contra a moral, Deus e Sociedade, levando o sexo e a morte como a realidade mais alta e sublime, enquanto flerta com sexo libertino e o tabu do lesbianismo.




Exemplar do "Les Fleurs Du Mal" de Felix Bracquemond (1857).
   Adicionalmente, segue-se um áudio incutido na canção "Vermes Da Carne", sendo este áudio um trecho do filme "End Of Days" (um filme de ação e terror norte-americano lançado em 1999):


Clique no trecho abaixo:



Trecho do filme "End Of Days" (1999).

"End Of Days" (1999).

"Eu já o havia visto anteriormente... Nos meus sonhos... Eram pesadelos... De verdade... Ele... Ele me pega e... Ele... Me fode... Eu passei a minha vida inteira sendo fodida por ele. Eu pensei que estava louca, mas ele nunca havia sido real até esta noite."

Trecho do filme "End Of Days" (1999).

   No filme, Jericho Cane é um guarda-costas deprimido após o falecimento de sua esposa e filha durante um ataque terrorista. Nos últimos dias de 1999, um dos seus clientes assíduos, um bancário (que acaba por ser possuído por um demônio), é vitima de uma emboscada. A perseguição pelo autor do atentado acaba por se revelar uma antiga profecia, onde o cliente é, na verdade, progenitor de um filho demoníaco.



   A faixa "Vermes da Carne" também faz um paralelo ao livro "Além Do Bem E Do Mal" de Friederich Nietzsche:


"Abismo atrai abismo."

Bruxa de Sade - Vermes Da Carne

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."

Friederich Nietzsche - Além Do Bem E Do Mal

Friedrich Wilhelm Nietzsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário